top of page

Figma aposta no Brasil e localiza plataforma para o português

O Figma, plataforma de design e desenvolvimento colaborativo utilizada para criar aplicativos, sites e produtos digitais, anuncia a localização completa de seu produto para o mercado brasileiro. Após o japonês, o espanhol e o coreano, essa é a quarta movimentação da empresa para localizar seu conteúdo em novos mercados, o que fortalece seu propósito de se aproximar dos usuários e tornar o design acessível para todos. A nova versão inclui a tradução integral da interface, adaptações culturais e suporte dedicado em português.



“Nossa missão é tornar o design acessível a todas as pessoas, o que implica romper barreiras linguísticas. Ao incluirmos o português à nossa lista de idiomas suportados, conseguimos atender melhor à nossa comunidade global,” afirma Yuhki Yamashita, Chief Product Officer (CPO) do Figma. “Estamos comprometidos em encontrar nossos usuários onde eles estão — e oferecer ferramentas que sejam naturais e intuitivas em seu próprio idioma é parte fundamental desse compromisso.”


No caso do Brasil, já existe uma base sólida de clientes e membros da comunidade Figma. Empresas como iFood, Itaú Unibanco, Mercado Livre, Nubank, Sicredi e BTG Pactual utilizam a plataforma diariamente para conduzir processos de design colaborativo e desenvolvimento de produtos. Inclusive, mais de um terço das empresas listadas no Ibovespa usam a plataforma em suas operações atualmente.


Engajamento crescente no mercado brasileiro


Nos últimos 12 meses, foram criados quase 5,5 milhões de arquivos Figma no Brasil — em média, mais de 85 mil arquivos são editados diariamente no país. Considerando as comunidades locais, também observa-se grande movimentação: por exemplo, o grupo de São Paulo do "Friends of Figma", uma rede inclusiva criada por usuários da plataforma, já conta com quase 1.000 membros ativos. Esta, aliás, é hoje a maior comunidade do país.


“Transformamos a maneira como as equipes colaboram ao longo de todo o processo de design — da ideação ao protótipo até a implementação. Por isso, o Figma se tornou uma ferramenta essencial na rotina diária dos profissionais,” comenta Fabrício Doré, diretor de experiência e design no Itaú Unibanco. “Ter a plataforma totalmente localizada em português elimina fricções e democratiza ainda mais o acesso aos nossos colaboradores — os itubers —, nos ajudando a entregar experiências excepcionais aos nossos clientes”, explica.


Alcance internacional e diversificação de usuários


A presença global do Figma segue em expansão e prova disso é que, no quarto trimestre de 2024, cerca de 85% dos usuários ativos mensais estavam fora dos Estados Unidos. No que diz respeito o crescimento global, também vale destacar que mais de 50% da receita da empresa veio de mercados internacionais nesse mesmo período.


Outro dado interessante sobre a plataforma é relativo ao perfil dos usuários: aproximadamente dois terços dos ativos mensais não têm cargos tradicionais de design. Na verdade, cerca de 30% se identificam como desenvolvedores.


Toda essa movimentação acompanha a ampliação contínua de portfólio, pensado de modo a abranger o ciclo completo de desenvolvimento digital — da ideia à entrega. Entre os principais produtos, estão:


Figma Design: ambiente de criação, prototipagem e iteração de produtos digitais;

FigJam: quadro branco online para brainstorms, workshops e organização de ideias;

Dev Mode: ponte entre design e desenvolvimento com foco em implementação;

Figma Slides: ferramenta para criação colaborativa de apresentações interativas.


“Desde que adotamos o Figma, observamos uma mudança significativa na forma como as equipes colaboram em toda a organização,” conta Facundo Ruiz, diretor de UX Ops & Research no Mercado Livre. “A localização do Figma em português não é só mais um recurso — ela proporciona uma experiência mais acolhedora e intuitiva para nossas equipes no Brasil, fazendo com que se sintam ainda mais conectadas à ferramenta e ao seu potencial.”


Lançamentos reforçam estratégia de inovação


A localização em português também coincide com a realização do Config, conferência anual do Figma. Neste evento, foram anunciadas diversas atualizações e novos produtos, como:


Figma Sites: produto que permite designers criarem e publicarem sites dinâmicos, com interações ilimitadas e customizações avançadas, impulsionadas por código e inteligência artificial (IA).


Figma Make: ferramenta com inteligência artificial que transforma descrições em linguagem natural ou designs existentes em protótipos ou aplicativos funcionais. Voltada a usuários de todos os níveis, ela facilita explorar diferentes ideias ao longo do processo criativo.


Figma Buzz: solução desenvolvida para marcas e equipes de marketing criarem ativos visuais em escala, sem comprometer a consistência da identidade visual. Conta com recursos integrados de IA para otimizar a produção.


Figma Draw: conjunto de ferramentas dentro do Figma Design com funcionalidades aprimoradas de edição vetorial e ilustração, permitindo maior liberdade de expressão visual.


Grid: novo recurso para criação de layouts responsivos que se adaptam automaticamente aos designs e geram código CSS em Dev Mode, facilitando a transição entre design e desenvolvimento.


Recursos avançados de IA: funcionalidades de geração e edição de imagens, sugestões automáticas que aceleram fluxos de trabalho com base no contexto e novas capacidades inteligentes aplicadas também ao FigJam.


Todos os produtos e recursos começarão a ser disponibilizados para os usuários nas próximas semanas. Para fazer o download dos materiais visuais, basta clicar aqui.


“Designers e desenvolvedores brasileiros acolheram o Figma com entusiasmo, o que torna essa localização ainda mais significativa,” afirma Débora Mioranzza, Head da operação latino-americana do Figma. “Já vínhamos acompanhando casos de uso incríveis no Brasil, mesmo com a barreira do idioma — agora, estamos eliminando esse obstáculo final. Ao oferecer o Figma em português, estamos reconhecendo a criatividade vibrante do país e ampliando as possibilidades de colaboração para todos.”


A versão em português da plataforma estará disponível a partir do dia 7 de maio. Já a localização do produto em espanhol da América Latina está prevista para mais adiante, ainda este ano.


O Figma atende empresas de todos os tamanhos — de organizações brasileiras de destaque a gigantes globais como Airbnb, Google, Puma, SAP e Volkswagen.


Sobre o Figma


O Figma é uma plataforma de design e desenvolvimento colaborativo voltada a pessoas que criam produtos digitais em conjunto. Nascido na web, o Figma ajuda equipes a transformar ideias em realidade. Seja para criar, projetar, desenvolver ou lançar, a plataforma torna o processo mais colaborativo, eficiente e envolvente — mantendo todos na mesma página.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Receba o conteúdo antes de todo mundo!

Sobre
 

Sou o Murilo Cardoso - Especialista em E-Commerce, Varejo, Digitalização - Plataformas como Shopify, NuvemShop, Yampi e Braavo com mais de 30 anos de atuação no mercado digital.

Contato
 

Manda um alô no formulário abaixo!

Agradecimentos

Feito com muito café e carinho de minha família em São Paulo!

  • Tópicos
  • X
  • LinkedIn

© 2024

Obrigado pelo envio!

bottom of page