Alguns acreditam que as deep techs, ou tecnologias profundas, são o novo hype do momento, porque oferecem soluções baseadas em conhecimentos científicos para problemas complexos da sociedade que antes não eram solucionados. E aparentemente, eles estão certos. De acordo com o relatório "Deep Tech - The New Wave", do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os investimentos em deep techs na América Latina devem crescer 20 vezes até 2032, saltando de US$172 milhões para impressionantes US$3,44 bilhões.
Mas como aproveitar todo o potencial dessa tecnologia? Priscila Toledo, cofundadora e CEO da Stellula Tecnologia, consultoria especializada em inovação com foco em projetos e produtos em deep tech, explica que "empresas que adotam deep tech podem obter uma vantagem competitiva". Além disso, a especialista ressalta que, para a operação de uma companhia, isso pode significar ganhos de eficiência.: "A automação e a análise de dados avançados, gerados a partir de deep tech, são capazes de reduzir custos e aumentar a produtividade. Consequentemente, podemos ter margens de lucro maiores e maior agilidade nas operações."
Confira, abaixo, algumas dicas para implementar essa abordagem em sua empresa e impulsionar o crescimento:
Identifique necessidades
Antes de implementar qualquer tecnologia, é preciso entender os desafios específicos da sua empresa. “Cada empresa tem suas particularidades, no caso da Stellula, criamos o InnDesk. Porém, independentemente do método escolhido, o mais importante é ter uma abordagem focada nas necessidades específicas e nos problemas do cliente. O primeiro passo é realizar uma análise detalhada para identificar as áreas onde a deep tech pode oferecer soluções inovadoras e eficazes", enfatiza Priscila.
Eduque e capacite sua equipe
“Aqui na Stellula nós sempre falamos em potencializar as capacidades humanas”, traz a executiva. A adoção de tecnologia profunda exige conhecimento especializado. Antes de investir na tecnologia em si, priorize o treinamento e a capacitação da sua equipe para que todos compreendam como utilizar essas inovações para aprimorar os conceitos, processos e produtos. Assim, você realmente alcançará os resultados esperados.
Fomente a colaboração
“A criação de um ambiente colaborativo, que envolve diferentes áreas da empresa e parceiros externos, estimula a geração de ideias inovadoras. A implementação do conceito de Open Strategy também é importante para incluir, no processo estratégico, tanto pessoas fora da alta gerência quanto aquelas externas à organização, como clientes, parceiros e fornecedores”, comenta a CEO. Portanto, promova um ambiente que incentive a colaboração entre departamentos e com parceiros, como startups e instituições acadêmicas. A troca de ideias e experiências pode resultar em soluções mais criativas e eficientes.
Prototipe e teste
“Nossa visão é transformar o complexo em simples”, evidencia Priscila. Utilize metodologias para prototipar soluções e realizar testes. A experimentação rápida permite que você ajuste e refine as tecnologias antes de uma implementação em larga escala, minimize riscos e aumente as chances de sucesso. Essa abordagem permite que sua equipe aprenda com cada repetição para que a solução final atenda às necessidades reais do seu negócio.
“Embora a tecnologia esteja presente em todos os lugares, é muito comum que ela não seja utilizada da forma mais adequada para resolver problemas reais. Por isso, é importante que empresas e profissionais se concentrem cada vez mais nas experiências dos usuários e fiquem atentas às melhores práticas de implementação para que tenham resultados reais”, fomenta Fernando Gomes, CTO da empresa.
Sobre a Stellula.co
A Stellula.co é uma holding de tecnologia que impulsiona a inovação em empresas de todos os portes. Através da Stellula, oferece soluções personalizadas e de alto impacto, utilizando metodologias de design e deep tech para transformar ideias em produtos e serviços inovadores. Com o InnDesk, o método criativo de inovação, e o AI First Lab, focado em inteligência artificial, entregam resultados tangíveis para os clientes. Além disso, o The Collab é o hub de inovação, dedicado a transformar pesquisa científica em produtos reais, com foco nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Para mais informações acesse o link.