Dia das Mães 2025: 90% dos brasileiros vão presentear suas mães
- Murilo Cardoso
- 8 de mai.
- 2 min de leitura
O Dia das Mães, uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro, deve ganhar ainda mais destaque em 2025, especialmente no comportamento de compra dos consumidores. Uma pesquisa da Koin, fintech líder em soluções de “Compre agora, Pague depois” (BNPL) no Brasil, mostra que (90%) dos entrevistados pretendem presentear suas mães neste ano.
Entre os itens mais desejados, roupas e acessórios lideram a lista, com 41,1% das intenções de compra, seguidos por produtos de beleza e cuidados pessoais (35,5%) e utensílios domésticos (17,8%). Itens de tecnologia, como smartphones, notebooks e eletrônicos, aparecem com (21,8%) de preferência. Já as joias somam (15,2%), enquanto experiências como jantares e dias de spa alcançam (14,2%), e flores, (12,2%). Por fim, livros, produtos de entretenimento e presentes personalizados reúnem (7,6%) das escolhas.
Quanto ao valor dos presentes, (34,5%) dos entrevistados planejam gastar entre R$ 51 e R$ 150. Outros (19,3%) pretendem investir de R$ 151 a R$ 200; (15,2%), entre R$ 251 e R$ 350; (11,7%), entre R$ 351 e R$ 500 e (11,2%) entre R$ 501 e R$ 1.000. Um grupo mais seleto, (8,1%), está disposto a gastar acima de R$ 1.000 para celebrar a data.
Na forma de pagamento, a preferência é pelo parcelamento: (37,1%) dos consumidores afirmam que vão dividir o valor em até cinco vezes; (20,8%) em até duas vezes; e (31%) devem parcelar em mais de cinco vezes. Apenas (11,2%) disseram que pretendem pagar à vista.
Para Gabriela Jubram, Head de Marketing da Koin, a data é marcada por afeto, mas também por escolhas financeiras conscientes. “Hoje, os brasileiros buscam opções que caibam no bolso e facilitem o dia a dia. O Pix parcelado da Koin é uma representação desse movimento, já que ele permite presentear sem comprometer o orçamento”, destaca.
A pesquisa também investigou os critérios que orientam a escolha dos presentes. Para a maioria dos consumidores (89,9%), o principal objetivo é demonstrar gratidão. Já (18,8%) afirmam que decidirão o que comprar na hora; (12,2%) ainda não refletiram sobre o assunto; o mesmo percentual pretende seguir exatamente o pedido da mãe; e outros (12,2%) devem priorizar o preço.
A pesquisa foi realizada na última semana de abril, com 300 pessoas. Em perguntas de múltipla escolha, os percentuais podem ultrapassar 100%.
Mais sobre a Koin
A Koin é uma fintech especializada em simplificar o comércio digital, tornando possível que empresas se conectem com seus clientes de forma fácil, segura e eficiente. Com soluções robustas de Prevenção de Fraude e Gateway de Pagamentos, a Koin promove um ambiente online mais protegido contra fraudes, facilitando transações em toda a América Latina e garantindo uma experiência fluida para comerciantes e consumidores. Pioneira no Brasil no modelo Buy Now, Pay Later (Compre Agora, Pague Depois) e no Pix Parcelado, a Koin democratiza o acesso ao crédito, permitindo que comerciantes ofereçam opções de pagamento parcelado sem a necessidade de cartão de crédito.
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