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62% dos consumidores brasileiros pretendem comprar na Black Friday, aponta levantamento

Criada nos Estados Unidos e popularizada na década de 1980, a Black Friday é atualmente uma data consolidada em várias partes do mundo, movimentando a economia com as suas ofertas.


Introduzida no Brasil em 2010, a Black Friday esse ano ocorre em 29 de novembro com lojistas e clientes já se preparando para fazerem excelentes negócios.


Segundo o levantamento realizado pelo Google Insights, 62% dos consumidores brasileiros pretendem comprar na Black Friday de 2024 e 51% se planejam financeiramente para aproveitar as promoções.


Porém, alguns consumidores brasileiros ainda têm receio de que o desconto oferecido na data não seja real ou tão grande assim. Dados da pesquisa feita pela Wake em parceria com a Opinion Box, mostram que 32,5% dos brasileiros já estão monitorando os preços dos produtos desde o final de julho.


Roberto James, mestre em psicologia e especialista em comportamento humano, dá algumas dicas para quem vai aproveitar a data para comprar aquele item que deseja. “Como a Black Friday tem quase 15 anos aqui no Brasil, o consumidor já passou por diversas fases. Agora ele está mais atento e desconfiado”, afirma.


O especialista aconselha que sejam feitas pesquisas não somente de preços e condições, mas também sobre taxas que possam compor o valor total do item e que não estejam explícitas. Além disso, outra precaução que Roberto recomenda é em relação às compras online: “as minhas orientações vão desde a checagem, por todos os meios possíveis, se o site é realmente o oficial, até priorizar os marketplaces, que são mais seguros e o cliente não corre o risco de comprar a mercadoria e não recebê-la”.


A pesquisa também confirmou que quase 30% dos entrevistados irão comprar pessoalmente, em lojas físicas. Flavia Mardegan, especialista em vendas e planejamento estratégico comercial, dá algumas orientações para que os comerciantes não se preocupem apenas com os descontos que serão oferecidos.


“A Black Friday é uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes, mas o foco é todo voltado para a questão dos descontos. O desconto é importante e será a porta de entrada do cliente, mas se ele tiver uma experiência de compras diferenciada, com uma jornada tranquila e positiva, com certeza ele vai lembrar do seu estabelecimento quando precisar comprar em outros momentos. Ouça o seu cliente, entenda os seus anseios e ajude-o a satisfazer os seus desejos de compra. Invista também no pós-venda. Um cliente feliz é um cliente fiel”.


De acordo com levantamento feito pela Cielo em parceria com a Expertise, empresa especializada em inteligência de mercado, 60% dos comerciantes acreditam que vão vender mais na Black Friday deste ano do que na mesma data do ano passado.  Além disso, 80% dos participantes da pesquisa pretendem dar descontos durante a Black Friday e, destes, 77% vão começar a oferecer descontos com pelo menos uma semana de antecedência à data. 

 

Sobre Roberto James

Roberto James é mestre em psicologia, especialista em comportamento de consumo e em criação de estratégias de vendas. Palestrante e autor dos livros "O consumidor tem pressa: corra com ele ou corra atrás dele" e "Vivendo o Varejo Americano: uma viagem no coração do consumo".

 

Sobre Flavia Mardegan:

Flavia Mardegan é especialista em vendas, atendimento ao cliente, negociação, reestruturação empresarial e planejamento estratégico comercial. É fundadora e CEO da Mardegan Transformation and Results, consultoria voltada para treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades de equipes comerciais e técnicas.

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