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5 estratégias para vender e lucrar mais no Natal

O Natal continua sendo a principal data do comércio brasileiro. Segundo estimativa da CNDL e SPC Brasil, o Natal de 2025 deve levar cerca de 124 milhões de consumidores às compras. Para os empreendedores, isso significa uma oportunidade significativa de aumentar o faturamento, mas em um mercado cada vez mais competitivo, destacar-se exige preparação, oferta de bons produtos, preços atrativos e um atendimento ágil que acompanhe o ritmo das demandas de fim de ano.


De acordo com Lucas Sousa, gerente comercial da GestãoClick, empresa especializada em soluções de gestão empresarial para micro e pequenas empresas, não há nenhum “milagre natalino”, apenas organização e estratégia para garantir o melhor faturamento do ano.


“Muitos empreendedores acreditam que o aumento natural do consumo nesta época do ano já garante bons resultados, mas não é verdade. É fundamental começar quanto antes a preparação para atrair clientes, negociar com fornecedores, abastecer o estoque e atender às altas demandas do fim de ano, e, claro, contar com a tecnologia para ter uma visão clara e realista do próprio negócio. Sem isso, o volume de vendas não necessariamente se converte em faturamento real”, destaca o especialista.


Dicas para a melhor época do ano para o comércio


Conheça bem o seu cliente: Vender mais no Natal fica muito mais fácil quando o empreendedor entende quem é o seu público e seus desejos. Conhecer o comportamento de compra dos clientes permite criar campanhas de marketing que falam diretamente com eles e, principalmente, entender quais produtos ou serviços têm maior potencial de venda — sejam sazonais ou não. Esse conhecimento é essencial para o planejamento. Nesse sentido, um sistema ERP pode ajudar a analisar o histórico de vendas, identificar padrões e orientar decisões de compra, fazendo toda a diferença.


Descubra o que mais vende no Natal: As tendências mudam todos os anos. Por isso, não confie apenas no histórico do negócio. O produto mais vendido no Natal passado pode não ser o campeão de vendas neste ano. Analise o mercado, veja o que está em alta e quais itens estão ganhando destaque dentro do seu segmento. Se o produto já estiver no estoque, aproveite para criar promoções, combos ou ofertas-relâmpago para impulsionar o giro.


Agregue valor: Como se destacar em um mercado tão concorrido? Uma estratégia inteligente é agregar valor às vendas, oferecendo algo além do produto ou serviço, como cupons de desconto ou vales-presentes; promoções de “leve 3, pague 2”; frete grátis ou facilidades de pagamento; ou descontos progressivos para compras futuras, aproveitando a data para fidelizar clientes em 2026.


De olho no estoque: Imagine conseguir com que o cliente preste atenção no seu negócio, mas ao entrar na loja ou no site, o produto desejado não está disponível? Poucas coisas são piores do que ter clientes prontos para comprar e descobrir que o item está em falta. Por isso, planeje o estoque com antecedência. O ideal é contar com um sistema ERP, que permita cadastrar fornecedores e acompanhar prazos; fazer cotações e orçamentos online; controlar compras e o estoque de forma detalhada. Além disso, a tecnologia oferece diversos módulos que integram setores e otimizam o atendimento ao cliente.


Não ignore as redes sociais: O grande volume de vendas online só reforça o que todo empresário já deveria ter em mente: a sua empresa precisa ser vista na internet. E, independentemente do ramo, grande parte do seu público usa as redes sociais diariamente. Por isso, utilize o Instagram, TikTok, e plataformas de venda online para engajar clientes. Criar vídeos rápidos, tutoriais, demonstrações de produtos e sorteios especiais de Natal, costumam gerar forte engajamento e tráfego para lojas físicas e virtuais.

Sobre a GestãoClick


Fundada no ano de 2015, a GestãoClick é uma empresa especializada em soluções de gestão empresarial que oferece um sistema ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais) completo e intuitivo, desenvolvido para atender as necessidades de pequenas e médias empresas. Com a missão de simplificar e melhorar a gestão de negócios, nosso sistema oferece ferramentas eficientes para automação de processos, controle financeiro, gestão de estoque, vendas e muito mais, além de possibilitar integração com diversas plataformas.

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Sobre
 

Sou o Murilo Cardoso - Especialista em E-Commerce, Varejo, Digitalização - Plataformas como Shopify, NuvemShop, Yampi e Braavo com mais de 30 anos de atuação no mercado digital.

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