top of page

Mercado de luxo se mantém em alta no Brasil e grifes icônicas expandem atuação no país

O Brasil tem atraído a expansão e a abertura de novas unidades de marcas de alto luxo mundiais, é o que indica o estudo anual sobre o setor feito pela MCF Consultoria em parceria com a Associação Brasileira das Marcas e Empresas de Luxo (Abrael). Segundo a pesquisa, o país tem mantido a sua expansão neste mercado nos últimos anos, com média de 11,7% em 2024 e expectativa de 15% para este ano.


Marcas que habitam o imaginário mundial, como a tradicional joalheria Tiffany & Co, que abre a sua quinta unidade no país, têm apostado nesse crescimento do mercado de luxo brasileiro. A Tiffany, inclusive, acaba de inaugurar o Blue Box Café, espaço requintado e que remete ao ambiente luxuoso das suas lojas, que terá menos de um mês de funcionamento, reforçando a forte tendência do setor em oferecer experiências exclusivas.


Segundo Flavia Mardegan, especialista em vendas e CEO da consultoria Mardegan TR, a chamada “economia da experiência” é um estágio evolutivo do consumo. “Estamos falando de um universo em que o valor percebido deixa de estar apenas no produto ou serviço e passa a residir na vivência que ele proporciona. No mercado de luxo, isso ganha uma camada a mais: não basta exclusividade, é preciso provocar sensações memoráveis e criar narrativas que conectem emocionalmente. Hoje, o luxo não é mais sobre o que se tem, mas sobre o que se vive. A experiência vira a nova moeda simbólica do status — silenciosa, elegante e profundamente pessoal”.


Flavia complementa que, mais do que um café em um ambiente requintado, a Tiffany reforça todo este conceito, que cria uma espécie de portal sensorial para dentro do seu universo. “O conceito por trás é simples e genial: tornar icônico o cotidiano. Ao permitir que o público experimente o ‘Breakfast at Tiffany's ’ na prática, a marca transforma uma referência cultural em vivência real. A proposta é reforçar a conexão emocional e aproximar o luxo da aspiração. O impacto? Uma ampliação de percepção: a Tiffany deixa de ser apenas uma joalheria e se torna um estilo de vida desejado e moderno. É o luxo que dá para sentir e não somente observar. E isso acaba sendo uma porta de entrada para a marca”.


As grifes concentradas no público AAA perceberam o quanto o mercado brasileiro é um terreno fértil, já que conta hoje com 1,3 milhão de pessoas de alto poder aquisitivo, com previsão de chegar a 1,5 milhão até 2030. De acordo com um estudo feito pela consultoria Bain, em parceria com a Fondazione Altagamma – Associação dos Fabricantes Italianos de Bens de Luxo –, o mercado global de luxo vem registrando retração, mas em países da América Latina, com destaque para Brasil e México, esse movimento foi contrário, com boas projeções para 2025. Para 2030, os dados obtidos pela consultoria apontam uma perspectiva de vendas em torno dos R$133 bilhões.


“Estamos saindo da era da posse para a era da presença. Marcas como Gucci, Louis Vuitton e Dior já entenderam que a experiência é a nova vitrine — efêmera e instagramável, porém inesquecível. O modelo temporário, imersivo e sensorial permite testar conceitos, gerar burburinho e criar escassez emocional, algo extremamente valioso no luxo. O futuro do setor será menos sobre vitrines de vidro e mais sobre janelas sensoriais para mundos paralelos criados por cada marca. Essas experiências funcionam como porta de entrada emocional: conectam quem ainda não pode comprar uma peça de alto valor, mas já admira o universo da marca”, conclui a especialista.


*Flavia Mardegan é especialista em vendas, atendimento ao cliente, negociação, reestruturação empresarial e planejamento estratégico comercial, bem como em treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades de equipes comerciais e técnicas, com mais de 29 anos de atuação e mais de 22.000 pessoas impactadas com seu trabalho.

Posts recentes

Ver tudo

Receba o conteúdo antes de todo mundo!

Sobre
 

Sou o Murilo Cardoso - Especialista em E-Commerce, Varejo, Digitalização - Plataformas como Shopify, NuvemShop, Yampi e Braavo com mais de 30 anos de atuação no mercado digital.

Contato
 

Manda um alô no formulário abaixo!

Agradecimentos

Feito com muito café e carinho de minha família em São Paulo!

  • Tópicos
  • X
  • LinkedIn

© 2024

Obrigado pelo envio!

bottom of page