O setor de gastronomia é bastante competitivo, por isso, investir em marketing é tão importante quanto o investimento em maquinários, produtos, instalações e pessoal, devendo fazer parte da própria estratégia de negócio, de acordo com as executivas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
De acordo com Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, o marketing apresenta um papel crucial para bares, restaurantes e empreendimentos do setor gastronômico por uma série de razões. “A primeira delas é para gerar diferenciação e se destacar frente à concorrência. É possível usar as estratégias de marketing para divulgar um menu diferenciado ou um ambiente acolhedor, por exemplo. Há muitos restaurantes que são conhecidos por conta de um determinado prato ou pelo aconchego oferecido”.
Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, o marketing ajuda a estabelecer uma identidade visual e uma presença que torna mais fácil fazer com que a marca esteja presente na memória dos consumidores. “Quando o restaurante investe em marketing corretamente, ele trabalha para que o cliente se lembre dele quando estiver pensando em comer determinado prato ou ir a determinado ambiente”, explica.
As executivas ressaltam que o marketing pode ajudar não apenas a manter os clientes que já existem como a conquistar novos. “É possível realizar promoções nas redes, fazer parcerias e campanhas em datas especiais. Uma comunicação eficaz e na hora certa pode ajudar muito qualquer negócio na área de gastronomia”, afirma Mislene.
A especialista em encantamento ao cliente reforça que o marketing bem realizado ajuda a criar uma narrativa que envolve a marca e a comida oferecida para criar uma experiência memorável. “Em gastronomia, não pensamos apenas na qualidade e no sabor oferecido. Muitas comidas mexem com os sentidos de uma maneira mais afetiva inclusive, por isso criar uma conexão emocional com o cliente é muito importante”.
Outro ponto que deve ser levado em consideração, segundo Mislene, é a questão da obtenção de feedback por parte dos clientes. “O marketing também pode ser usado para colher opiniões e realizar pesquisas de satisfação com o objetivo de aprimorar a experiência do consumidor e identificar áreas de melhoria no negócio”, sugere. ”Isso pode ser feito virtualmente, através das redes sociais, ou até mesmo através de uma pesquisa em papel disponibilizada no próprio estabelecimento”.
Confira algumas sugestões de estratégias de marketing que negócios da área gastronômica podem usar:
Presença ativa e constante nas redes sociais
Criação de conteúdo com receitas exclusivas e fotos de pratos especiais e do ambiente.
Parcerias locais para ampliar a divulgação da marca
Eventos e campanhas em datas comemorativas
Anúncios online segmentados para alcançar o seu público
Divulgação de experiências gastronômicas diferenciadas na mídia
Programa de Fidelidade e Retenção de Clientes