No próximo dia 12 de maio, celebra-se o Dia das Mães. No Brasil, a comemoração surgiu a partir de um decreto emitido pelo presidente Getúlio Vargas em 1932, que determinava o segundo domingo de maio como a data oficial. A partir disso, este se tornou um dos períodos mais importantes para o comércio de maneira geral, e para mães e filhos, em específico. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o Dia das Mães de 2024 deve ser novamente muito positivo para o varejo, conseguindo até mesmo superar os valores que foram atingidos em 2023. As estimativas indicam que o volume de vendas será 3,5% maior que no ano passado e poderá alcançar um valor total de R$ 13,2 bilhões. O especialista em finanças pessoais, João Victorino, lembra que o Dia das Mães movimenta bastante a economia do país, sendo a data mais relevante do primeiro semestre do ano para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. Isso acontece porque a maioria das pessoas considera a figura da mãe como ‘sagrada’, utilizando a data em específico para poderem prestar homenagens e demonstrar afeto, muitas vezes fazendo isso por meio de presentes. Segundo João, o comércio ‘se aproveita’ (no bom sentido) desse sentimento de carinho. “É claro que as mães merecem ser lembradas sempre, mas o Dia das Mães funciona como o momento ideal para que as pessoas façam isso. Desta forma, o varejo vê a oportunidade de aumentar as vendas. É comum que as lojas façam campanhas de marketing e promoções especiais, com descontos atrativos para incentivar a compra de presentes”, diz. Nessa época, o varejo tem como objetivo vender bem e em grande quantidade, além de sempre tentar fidelizar os clientes, com a expectativa de que voltem a comprar nas lojas em outras datas comemorativas do ano. Porém, o especialista faz o alerta de que é preciso tomar muito cuidado para não se empolgar demais com as compras e acabar gastando mais do que se pode. João destaca que não vale a pena se endividar desta forma. “Muitas vezes, vemos produtos com preços excelentes e acabamos comprando por impulso. No entanto, é fundamental ter cautela para não extrapolar o orçamento, que deve ser estipulado com antecedência. Caso contrário, você sentirá as consequências nas suas finanças pessoais pelos próximos meses e pode acabar se atrapalhando com as contas que precisa arcar”, ressalta. Além do controle financeiro para não entrar em dívidas, outro tema importante é o das mães empreendedoras, que estão cada vez mais presentes e influentes na economia brasileira (conforme apontado pelo GEM 2020). Por exemplo, 46% dos empreendimentos iniciais no país são criados por mulheres, dos quais 52% são comandados por mães. Isso deixa claro que muitas dessas mulheres não apenas impulsionam a economia, mas também desempenham papéis vitais para a sociedade como mães de futuros cidadãos. No entanto, o especialista pontua que administrar um negócio e conseguir cuidar dos filhos simultaneamente é um verdadeiro malabarismo, exigindo habilidades de gestão do tempo e resiliência. Existem milhares de desafios a serem enfrentados, como conciliar horários de trabalho com as demandas familiares e lidar com a pressão de serem bem-sucedidas tanto no ambiente profissional quanto no pessoal. Nesse sentido, uma necessidade urgente é a aplicação efetiva dos direitos contidos nas leis que buscam protegê-las, o que inclui criar ambientes de trabalho onde são reconhecidas as suas responsabilidades familiares. Assim, empresas que adotam políticas de horários de trabalho remotos ou flexíveis, demonstram um compromisso real com o bem-estar das mães trabalhadoras e empreendedoras. “Isso não apenas promove um clima organizacional mais saudável, mas também contribui para a retenção de talentos e o aumento da produtividade. Reconhecer e valorizar as habilidades e contribuições das mães empreendedoras é fundamental para uma sociedade e uma economia mais justa e inclusiva”, finaliza João.
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