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Chegada do inverno pode gerar boas vendas para o varejo na estação mais fria do ano

O inverno começou no dia 21 de junho. E com ele, a baixa das temperaturas traz uma grande oportunidade para aquecer as vendas no varejo. “Se o tempo esfria, o consumidor esquenta com a compra de produtos que vão ajudá-lo a vivenciar melhor esse período”, explica Rafael Brych, diretor Comercial e de Marketing da Pricefy by Selbetti (www.pricefy.com.br), empresa de referência que oferece tecnologia para fazer da comunicação na loja uma experiência transformadora para colaborador e shopper.

Todos os setores podem tirar vantagem com a queda das temperaturas, entretanto, os de vestuário, farmácia e supermercado, segundo Brych, serão os mais visados no período. Para as lojas de roupas e calçados, esse é o momento de fazer liquidações para abrir espaço no ponto de venda e no estoque, planejar a troca da decoração da vitrine e fazer alterações no layout da loja.

No varejo farmacêutico, esse é o momento de evidenciar itens envolvidos na prevenção e combate a doenças típicas de inverno, como resfriado, gripe e sinusite. “Mas o varejista também pode investir em campanhas de estímulo ao conforto e bem-estar”, argumenta Brych. Abordar o uso de cosméticos, da importância de cuidar da pele e dos cabelos nesses dias frios, é uma boa estratégia.

Já o supermercadista pode aproveitar a estação para promover a venda dos produtos que caem muito bem com o friozinho, como chocolates, queijos, chás, caldos e vinhos. “No inverno, carnes, pães, sopas e massas são excelentes pedidas para reforçar experiências agradáveis e sugerir cardápios e harmonizações”, revela o executivo.

Investir na experiência do cliente – Para ajudar o varejista a vender mais no inverno, a comunicação omni-mídia é um importante apoio. “O foco dela é reposicionar a experiência do consumidor no PDV a partir da padronização da estratégia comunicacional. Seja em cartazes impressos ou etiquetas inteligentes, o objetivo é trazer os diferenciais de um produto para a comunicação visual da marca”, diz Brych.

Tecnologias como o Cartazeamento, Digital Signage e etiquetas impressas e eletrônicas automatizam e otimizam os processos de comunicação para a loja. “Com elas, o varejista tira a sobrecarga dos colaboradores e permite que eles estejam focados no atendimento direto ao consumidor. Dessa forma, pode garantir sua operação focada na experiência do cliente”, explica o diretor da Pricefy.

A comunicação omni-mídia potencializa as vendas, fideliza os clientes e aumenta a produtividade. “Uma boa experiência de compra faz o cliente querer voltar mais vezes na loja. Ele se sente confortável e confia na qualidade do serviço prestado naquele estabelecimento. E, além disso, o recomenda com mais frequência”, completa Brych.

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